-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 405 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recebemos o convite para projetar uma residência unifamiliar no arborizado bairro da Lapa, em São Paulo - SP.
Situado em um lote urbano, já tínhamos três vizinhos estabelecidos, enquanto em nosso terreno uma pequena edícula - que fora demolida - nos fundos e duas pitangueiras maduras já ocupavam o cenário, juntamente com um generoso gramado.
Os futuros habitantes tinham demandas muito bem definidas em mente: eles desejavam uma casa com espaços fluidos para promover a interação de todos que os visitassem, uma cozinha aberta para ocasiões sociais - mas também a flexibilidade de fechá-la quando necessário - e uma sala de TV separada. Com essas diretrizes em mente, desenhamos o pavimento térreo de uma forma que se organizasse ao longo de uma elegante barra de madeira, onde os ambientes que pudessem ser fechados fossem dispostos: lavabo, sala de TV, despensa, cozinha, lavanderia e churrasqueira.
Já a área de estar, jantar e varanda ocuparam o espaço de maior largura, mais amplo e aberto - com a integração do jardim lateral a partir das grandes janelas-, percorrendo toda extensão da barra de madeira.
Para este pavimento, escolhemos materiais que refletem a atemporalidade e o conforto, como concreto maciço para a laje e o piso, madeira tauarí para a marcenaria e uma escada metálica pintada em um tom de cinza escuro.
Nos fundos, projetamos uma edícula em concreto armado, abrigando depósito, casa de máquinas, banheiro e academia, conectada à residência principal por um deck em madeira e uma piscina com spa, proporcionando um amplo espaço para um generoso jardim e gramado.
Na fachada, destacamos a beleza do concreto aparente - moldado em fôrmas de tábuas de pinus - e os brises em madeira, que adicionam personalidade e funcionalidade à fachada.
Ao subir a escada metálica, é possível acessar o corredor íntimo que dá acesso às quatro suítes, iluminado por claraboias e uma grande janela na fachada lateral.
Os dormitórios, divididos entre: suíte do casal, closet e vestíbulo de um lado, e três suítes de mesmas dimensões: para filho, hóspedes e escritório do outro, contam com o aconchego do piso de madeira cúmaru e paredes pintadas em tom de branco, enquanto os banheiros são revestidos em granilite com diferentes cores e tamanhos de granilhas.
Todos os dormitórios receberam brises de madeira, proporcionando uma brisa suave e um controle eficaz da luminosidade, enquanto acrescentam aconchego aos ambientes.